quinta-feira, 2 de maio de 2013

.Mainha Gourmet: Sopa Cabeça de Galo ou Sopa de Ovo.


O nome parece estranho, ela nem é tão bonita assim visualmente, mas o sabor é uma delícia. Essa receita veio de mainha, que sempre fazia essa sopa pro meu irmão. No começo achei bizarro, especialmente porque odeio sopa. A única que ainda passa é a de carne, mas qualquer outra, eu não gosto. Mas depois de muito relutar, me rendi à sopa de ovo e, vejam só, amei. Nunca tinha feito, sempre era mainha que fazia pra gente, mas acho que de tanto olhar, terminei aprendendo. E esta semana choveu bastante aqui em Olinda e a temperatura deu uma baixada, o suficiente pra a gente pensar que é inverno (hahahaha) e então, resolvi fazer pra marido. Ele nunca tinha provado, achou até meio nojentinha, mas eu disse a ele que confiasse em mim porque valia a pena. E ele simplesmente amou. Tanto que até repetiu o prato. E pra massagear ainda mais o meu ego, levei o pouquinho que sobrou pra agência e quem provou, adorou. Segue a receita, para vocês testarem em casa. Além de saborosa, a sopa é muito nutritiva - dizem que levanta até defunto - e uma ótima opção pra esquentar no inverno. Deixem comentários dizendo como foi a experiência, tá? Espero que gostem.

.a sopinha pronta: tipo hakuna matata.. viscosa, mas gostosa.


INGREDIENTES:

1 cebola picada (coloquei a branca, mas se você quiser, pode ser a roxa também)
1 tomate picado (coloquei com pele e sementes, mas também pode ser sem)
1 rodela de pimentão verde picado (este item pode ser a gosto. Se você gosta de muito pimentão, fique à vontade. Eu coloquei apenas uma rodelinha porque nem eu nem marido gostamos muito. É só pra dar um gostinho especial)
Coentro picado (à gosto.. peguei uns cinco talinhos)
1 colher de sopa de extrato de tomate
½ colher de sopa de alho picado
1 pitada generosa de sal
1 colher de sopa de molho shoyu ou inglês
1 pitada de cominho
1 pitada de coloral
Pimenta do reino moída (este item também é à gosto)
1 colher de sopa de óleo
2 folhinhas pequenas de louro
1 tablete de caldo de carne
4 copos de água
2 colheres de sopa de farinha de mandioca (serve para engrossar um pouco o caldo da sopa. Quanto menos farinha você colocar, mais ralinha ela fica. Cuidado para não colocar farinha demais e virar um pirão!)
2 ovos

COMO FAZER

Coloque a água para ferver no fogo alto, em media, 240˚. Depois que a água ferver, coloque em fogo baixo, em media, 180˚, e acrescente todos os ingredientes, menos a farinha e o ovo. Acerte o sal e deixe no seu gosto. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo bem o caldo para não formar gomos de farinha e empelotar. Depois de deixar na consistência que você quer – mais uma vez, cuidado para não ficar um caldo muito grosso, senão, vira um pirão –, acrescente os ovos inteiros, tomando cuidado para não quebrar a gema, de preferência – acho que a aparência fica melhor com a gema inteira. Espere os ovos cozinharem um pouco e desligue o fogo. Na primeira foto (acima) dá pra ver bem como o ovo fica depois do tempo de cozimento. Sirva-se e bom apetite. 

.alguns ingredientes da sopinha.


.o ovo esperando pra ir pra panela.


.a sopa ainda sem o ovo e a farinha.

2 comentários:

  1. Sou Paulista, vi uma senhora vendendo, perguntei se ia a cabeça do galo, ela morreu de rir, mas não respondeu, mas disse q levantava até defunto tb... na dúvida não comi, mas vendo a sua receita, fiquei com vontade :(

    Saberia me dizer pq leva esse nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Domme! Bom, desde que me entendo por gente que conheço a sopa de ovo como cabeça-de-galo. Realmente, levanta até defunto! E é deliciosa! Pode fazer em casa que você não vai se arrepender, palavra! :) Pesquisei na internet, mas não encontrei nada que explicasse o porquê desse nome, até porque ele também é chamado de sopa de ovo, como já te falei, caldo da fome e etc., devido ao seu preparo rápido, fácil e com ingredientes que geralmente sempre temos em casa. Espero ter ajudado! Beijo e volte sempre!

      Excluir