quarta-feira, 12 de junho de 2013

.Mainha Gourmet Dia dos Namorados: Frango à Parmegiana.


Recife está debaixo d’água e energia só teve há pouco mais de duas horas, então, a receitinha pro jantar de Dia dos Namorados, saiu em cima da hora, mas ainda dá pra passar correndo no supermercado e ir pra casa preparar esta delícia pro seu amor, até porque ninguém merece enfrentar fila em restaurante nessa chuva, né? 

Ainda não sei o que vou fazer com marido, mas o que quer que seja, será especial porque o que importa é a companhia. A gente casa, mas jamais deixa de ser namorados. Então, vamos lá, porque a receita é super fácil e rápida.

.uma delícia para saborear com o seu amor.

INGREDIENTES

1 peito de frango cortado em filés (finos ou grossos, à sua preferência)
4 dentes de alho picados ou amassados (2 para temperar o frango e 2 para o molho)
Sal (a gosto, um pouco para temperar o frango e mais um pouco para o molho)
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa de molho shoyu (1 para temperar o frango e outra para o molho)
1 tomate picado (sem sementes)
1 cebola picada
1 fatia de pimentão verde picado
1 colher de sopa de azeite
1 punhado de coentro picado (a gosto)
1 pacote de molho pronto de tomate (pode ser no sabor de sua preferência, no meu usei manjericão)
1 tablete de caldo de carne
Azeitonas (a gosto)
Orégano (a gosto)
4 a 6 fatias de muçarela (bem como no dicionário! Hehehe)
2 ovos
Farinha de Rosca (o suficiente para empanar os filés de frango, deixando-os bem cobertinhos)
Queijo parmesão ralado (a gosto)

MODO DE PREPARO

Corte os filés do peito de frango, retire peles, gorduras e etc., e deixe-os bem limpinhos. Fure-os com uma faca ou garfo para que o tempero penetre bem na carne. Num prato ou tigela, misture 2 dentes de alho picados, o extrato de tomate, 1 colher de molho shoyu e sal a gosto. Faça tipo uma misturinha e coloque os filés dentro, deixando-os bem melados do tempero. Deixe descansar por uns 20 minutinhos. Quebre dois ovos numa tigela e misture com um fouet ou garfo, até ficar um pouco homogêneo, como mostra a foto. Em outra tigela, coloque a farinha de rosca. Pegue os filés do peito de frango já temperados e descansados e primeiro passe nos ovos e depois na farinha de trigo e já passando para uma panela com óleo fervendo, a 260˚ (para saber se o óleo está no ponto de fritar, coloque um palito de fósforo sem riscar na panela, com o óleo ainda frio. Quando o óleo estiver quente o suficiente, o palito acenderá sozinho. Retire o palito e frite o que quiser). Muito cuidado nesta parte, pois os filés fritam muito rápido e eles têm que dourar apenas e não ficar pretinhos. Arrume os filés fritos numa travessa e reserve.

.furar os filés, fazer a misturinha, cortar ingredientes do molho.

Para o molho, coloque o azeite, a cebola e o restante do alho para refogar numa panela. Quando a cebola e o alho estiverem dourados, acrescente o tomate e o pimentão. Logo em seguida, coloque o molho pronto de tomate e o restante do molho shoyu. Acrescente o coentro picado, o caldo de carne e o orégano. Acerte o sal e coloque um pouquinho de água se ficar muito grosso e você preferir um pouco mais ralinho.

.os ovos já misturados e a farinha para empanar os filés e o molho quase pronto.

Jogue o molho por cima dos filés de frango que já estão arrumados na travessa e coloque no forno a 180˚, por 20 minutos a meia hora. Você precisa tomar cuidado para o molho não secar e os filés não ficarem crus. Por isso é bom fazer uma quantidade de molho que cubra os filés. Para verificar se os filés estão cozidos, retire um pedacinho e corte-o. Se estiver suculento e macio, está no ponto. Retire, cubra com as fatias de muçarela, coloque as azeitonas e polvilhe orégano e queijo parmesão ralado e deixe no forno por mais 10 minutinhos ou até derreter a muçarela. Retire do forno, sirva com sua massa preferida, bom apetite e feliz Dia dos Namorados.


.os filés já fritos e arrumados na travessa, pronta para ir ao forno.

2 comentários:

  1. Nossaaaaa, prima você está DETONANDO! Prato lindo e parece ser uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. huahuhauhauhuahuahuahuha!! tô devendo a vc e sua mommy, né nina? mas um dia esse almoço sai! prometo! :*

    ResponderExcluir